A BOLSA E SUAS SURPRESAS


A bolsa de valores é cheia de surpresas.
Temos hoje aproximadamente 50 empresas de diversos setores com ações na bolsa de valores e a cada dia há inúmero "papeis" sendo negociados com diversos interessados nos investimentos e nos resultados.
O que percebo é que o investidor deve ter muitas informações sobre o mercado e os acontecimentos recentes, além de saber dos planejamentos dos presidentes e diretores de cada empresa e o que poderia acontecer com todos os setores - ou seja - ficar atenado é questão de "vida ou morte".
Com a globalização, os acontecimentos em qualquer lugar do mundo podem afetar bolsas em outros lugares que não tinham nada com aqueles acontecimentos.
Além de investir certo, o investidor ainda tem que pagar a intermediação pela corretagem e emolumentos pelo valor aplicado e resgatado.
Tem também a figura do especulador que arrisca bem mais que o investidor e que pode ganhar ou perder muito - porém, o especulador geralmente faz um estudo muito criterioso sobre as ações que pretende investir.
Menos de 1% dos brasileiros tem ações na bolsa, isso mostra que há poucas informações e interesse da população, porém esse número tende a crescer a níveis bem mais próximos dos EUA e América nos próximos anos.
Aqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a bolsa, há um site muito bom sobre o assunto que possibilita simulação diária com valores virtuais e com características iguais a um investimento normal, com ganhos e perdas diárias, ranking mensal e anual e outras informações interessantes. O site é www.folhainvest.com.br - é necessário o cadastro (sem custos).


Odair Rocha (Família Rocha)

Nenhum comentário: