QUAL SERÁ O CRÉDITO DO CLIENTE?


Crédito: EXAME - Por Camila Fusco

Está marcada para a próxima quarta-feira (22/04) a reunião entre representantes da Telefônica e do Procon-SP para discutir o desconto no Speedy. No encontro, o órgão de defesa do consumidor deverá propor o abatimento coletivo proporcional ao tempo em que o serviço de banda larga ficou fora do ar.

A Telefônica propôs 12 horas de abatimento na conta, mas o Procon-SP considera a medida insuficiente. A operadora admitiu na semana passada que foram três os dias em que o serviço teve problemas, de 6 a 8 de abril, o que torna o período proposto ainda mais absurdo.

A justificativa da Telefônica é "embora tenham permanecido em funcionamento outras funcionalidades via internet, como serviço de e-mail, serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos por meio de redes 'peer-to-peer', a navegação em websites pode ter sido prejudicada. Desta forma, a Telefônica informa que concederá aos assinantes Speedy desconto em valor equivalente a 12 horas de serviço".

O Procon também deverá discutir a campanha publicitária massiva da Telefônica sobre o Speedy. Conforme destacou Fátima Lemos, executiva do Procon, a publicidade têm sido intensa sobre o serviço, mas a qualidade e a estabilidade são insuficientes. "O grande problema da Telefônica é a reincidência. A empresa está investindo massivamente na divulgação do Speedy, mas não está satisfazendo o consumidor, que relata problemas com a oferta, instalação e cobrança", disse ao Zeros e Uns.

Em nota à imprensa, a Telefônica admitiu que foi alvo de cinco ataques externos a seus servidores DNS. Segundo Eduardo Godinho, gerente técnico da Trend Micro, o escopo dos ataques indicam que uma pessoa familiar aos sistemas da Telefônica pode ter provocado os ataques.

No ano passado, a Telefônica deu cinco dias de desconto para os assinantes do Speedy depois de ficar fora do ar durante dias por problemas em equipamentos da rede IP localizados no interior de São Paulo.


Odair Rocha (Família Rocha)

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