EDUCAÇÃO - MUDANÇA A VISTA


O Ministério da Educação pretende fazer uma mudança significativa no critério de avaliação para ingresso do estudante na universidade/faculdade pública. A idéia é fazer, anualmente, a avaliação dos alunos e os melhores avaliados estariam ingressando na faculdade/universidade sem, necessariamente, fazer o vestibular nos moldes atuais.
O estudante poderia escolher a escola e o curso e um dos pontos interessantes é que não precisaria se deslocar para a cidade da escola para fazer a prova, pois o resultado seria nacional.
Vejo como positivo essa proposta pois traria um pouco mais de igualdade na concorrência, tendo em vista que as matérias seriam as mesmas nas cinco regiões do país. O que me preocupa é que o ensino público médio precisa avançar bastante para possibilitar aos alunos mais pobres, as mesmas chances dos alunos das escolas particulares, ou pelo menos aproximar um pouco mais.
Vários países desenvolvidos já utilizam essa regra e penso que a mudança sugerida elevará o Brasil a um patamar mais próximo desses países.
Sou bastante otimista com relaçao ao Brasil e acredito que mudanças como essa estará somando para alcançarmos o primeiro mundo. Como já disse em outras postagens, o que precisa para o nosso país é maior seriedade, honestidade e força de vontade dos políticos e maior interesse do povo em elevar o Brasil ao primeiro mundo.

Odair Rocha (Família Rocha)

Nenhum comentário: